Realizado módulo do Eterno Aprendiz

zeternoO início da semana foi de capacitação para os conselheiros tutelares da capital maranhense. Como parte do projeto Eterno Aprendiz, o Centro de Defesa Pe. Marcos Passerini (CDMP), em parceria com o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), realiza o primeiro módulo de formação dos conselheiros tutelares de São Luís.

As atividades iniciaram nesta segunda-feira (14), no Convento das Mercês. Para o início das atividades foram chamados os 50 conselheiros tutelares que vão atuar nas oito áreas de São Luís. Na mesa de abertura o Coordenador Executivo do CMDCA, Deilson Louzeiro Botão, falou do processo de elaboração da formação, que acontece há pouco mais de cinco anos. “Resgate do Eterno Aprendiz, processo de maturação da capacitação, discutido desde 2010, seguindo diretrizes do CONADA e com resolução própria do CMDCA, para efetivar a capacitação como politica permanente para os conselhos tutelares de São Luís”, afirmou.

Com uma programação de quatro dias, a formação tem o cunho educativo e trabalha com os conselheiros tutelares, eleitos em outubro do ano passado, práticas e temas que auxiliam na realização das funções diárias deles. O primeiro momento desenvolveu a temática “Criando as identidades, as unidades e as diferenças”. A atividade foi propícia para aproximar os conselheiros tutelares e também favorecer a descontração, o entrosamento do grupo.

Seguindo a programação os conselheiros tiveram o momento em que analisaram a Construção dos Direitos Humanos das Crianças e Adolescentes, de modo que os mesmos estivessem mais sensíveis quanto à função que vão ocupar, compreendendo papel, atribuições, competências e importância do Conselho Tutelar no contexto da garantia dos direitos da criança e do adolescente no Brasil.

A facilitadora do modulo foi à psicóloga pernambucana Roseane Morais. Especialista em Políticas Publica, Roseane é militante na área da infância e está há 26 anos contribuindo para a formação de educadores. Em mais uma visita ao Maranhão Roseane proporcionou momentos de aproximação, reflexão e autoconhecimento para os conselheiros, pautando sempre questões cotidiana no processo da construção dos direitos de criança e adolescente. Ela afirma que o saldo do primeiro dia de formação foi positivo.

“foi um dia produtivo, nós trabalhamos a própria visão que eles tinham com a infância deles e de que forma isso ajudou na formação adulta de cada um, esse é uma estratégia que falar de infância partindo do principio dos próprios conselheiros tutelares. Discutimos ainda a historia da criança no Brasil e eles participaram muito bem, eu estou positiva com relação aos produtor que podemos ter nesse trabalho”, avaliou Roseane.

E autoconhecimento era o que Rony Amorim estava procurando. Conselheiro tutelar há três anos na área do Turu/Vila Luizão, ele afirma que as palestras e os trabalhos em conjunto com  os colegas ampliou as potencialidades internas de cada um, competências que serão se suma importância no ofício do trabalho.

“Se autoconhecer é importante, pois precisamos esclarecer o nosso interpessoal para nos entendermos melhor e assim trabalhar com o próximo.  Precisamos nos compreender para poder compreender o outro e aqui tivemos essa experiência”, explica o conselheiro tutelar.

Para a coordenadora do Centro de Defesa Pe. Marcos Passerini, Maria Ribeiro da Conceição, a capacitação é um desafio empolgante e momentos como esse fortificam a ideologia do Centro de Defesa. “O CDMP completa 25 anos, e possui uma história de formação de educadores, de jovens protagonistas e conselheiros. Estamos na perspectiva de contribuir com os conselheiros, que possuem um trabalho especifico e especial na comunidade”, afirma.

As atividades acontecem até quinta-feira (17), ao todo 100 conselheiros participam do primeiro módulo da formação. Para que não houvesse superlotação a comissão organizadora elaborou o módulo em dois dias, sendo nos horários matutino e vespertino, que ao todo acumulam 16 horas de curso. A mesma programação vai ser apresentada para os suplentes dos conselhos, que acontece na quarta e quinta, também no Convento das Mercês.

Eterno Aprendiz

O projeto Eterno Aprendiz foi desenvolvido em 2014 e tem o objetivo de sensibilizar e capacitar os Conselheiros tutelares do Município de São Luís no sentido de melhor qualificar a sua atuação junto ao público alvo de sua ação. Com a realização atividades em módulos, o Eterno Aprendiz trabalha palestras, mesas redondas, oficinas com os conselheiros tutelares da capital maranhense, contribuindo com processo sistemático de capacitação e formação desses conselheiros, com o proposito de aprimorar os conhecimentos e a pratica de  suas funções para que a mesma seja realizada com qualidade afim de mudar o cenário atual da área da infância.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *