Cidadaniar

Cidadanear

Coordenação

Valdira Barros.

Síntese

O projeto CIDADANEAR atua para a melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes da Grande São Luís, em situação de risco social e pessoal, através do fortalecimento da sociedade civil e a promoção do direito à educação.
A realidade de violência e violação de direitos vivenciada pelas crianças e adolescentes da região limítrofe dos municípios que formam a Grande São Luís, urge iniciativas que apontem para uma mudança social e cultural, o que se faz num processo lento e aglutinador das forças sociais existentes.

Os passos para a alteração dessa situação exigem a promoção da própria população infanto-juvenil (protagonismo), a mobilização e o fortalecimento da sociedade civil local, a sensibilização e formação dos agentes sociais que atuam diretamente com as crianças e adolescentes e a intervenção sócio-jurídica, para a prevenção, apuração e responsabilização nos casos de violação de direitos difusos e coletivos.

Objetivos

  • Articular a sociedade civil da Grande São Luís para a atuação na defesa dos direitos de crianças e adolescentes, com envolvimento direto de 100 (cem) lideranças comunitárias capacitadas para utilizar os mecanismos legais de garantia dos direitos fundamentais.
  • Promover o protagonismo infanto-juvenil, com envolvimento direto de 60 (sessenta) adolescentes e jovens integrantes do FICA, sendo capacitados na temática infanto-juvenil e atuando como multiplicadores nas suas respectivas entidades e comunidades.
  • Implementar ações de cidadania em escolas da rede pública de ensino da Grande São Luís, discutindo o projeto político-pedagógico que incorpore a concepção de criança e adolescente como sujeito de direitos.

Parceiro

Este projeto tem contado com a parceria da Misereor, organização Alemã, da Terre des Hommes Schweiz, entidade suíça e do CEDCA através do Fundo da Infância.

Comments are closed.