Colaboradora do CDMP lança livro

zz renataFoi lançado no dia 21 de outubro, o livro da advogada e colaboradora do Centro de Defesa Pe. Marcos Passerini, Renata dos Reis Cordeiro Barros. Intitulado como “Uma história sobre o discurso jurídico crítico no Maranhão”, a obra relata a trajetória de professores do curso de direito da Universidade Federal do Maranhão dos anos 70 aos 90.

Esse é o primeiro livro escrito por Renata, e foi resultado de uma profunda pesquisa sobre o tema explorado em sua monografia do curso de direito, onde a escritora abordou a crítica jurídica.

“A pesquisa foi construída a partir de referenciais das ciências sociais, história e direito. Traz elementos para pensarmos como é possível, num contexto político de centralização política que se vivia nos anos 1970, se estruturaram posições no campo do direito maranhense que buscavam se diferenciar das posições elitistas, autoritárias excludentes que dominavam as instituições jurídicas, inclusive na academia”, afirma Renata.

A escritora conta que a livro será um grande incentivo para os acadêmicos de direito. “Nesse sentido é um estímulo aos que optam pelo campo acadêmico como campo de atuação jurídica e um convite a se pensar, a submeter as elaborações técnicas e políticas do direito ao rigor da pesquisa científica”.

“Uma história sobre o discurso jurídico crítico no Maranhão” teve o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa Científica e ao Desenvolvimento Tecnológico do Maranhão – Fapema. O lançamento do livro aconteceu como parte da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Maranhão, no espaço Cidade da Ciência.

Renata dos Reis Cordeiro Barros

Bacharel em direito pela Universidade Federal do Maranhão e mestra em ciências sociais, também pela UFMA, Renata atua no magistério superior, em pesquisas e advocacia a movimentos populares. Compõe a equipe do Centro de Defesa Pe. Passerini desde o ano de 2009, onde realiza a função de advogada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *