Nesta quinta-feira, 05, representantes do Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente Padre Marcos Passerini (CDMP), estiveram na Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (SEDES), em São Luís, onde participaram da reunião para retomada da execução do Projeto Observatório Criança, que visa analisar dados sobre a situação da infância e adolescência.
A reunião contou com a presença do Secretário Adjunto de Assistência Social, Carlos Borralho e do Secretário Adjunto de Relações Institucionais da SEDES, Valmir Privado, além das consultoras da pesquisa. Foram discutidas diretrizes para a implementação de um novo modelo para o Observatório Criança, focado na revisão e aprimoramento dos indicadores sociais e de gastos destinados à infância e adolescência. A proposta inclui um enfoque na municipalização das políticas públicas, visando avaliar como elas são adaptadas e implementadas em diferentes municípios.
O coordenador geral do CDMP, Deilson Botão, destacou a importância da reunião, principalmente pela possibilidade da retomada da execução do projeto Observatório Criança, que é um instrumento fundamental para analisar os indicadores sociais de crianças e adolescentes. “O Centro de Defesa executava esse programa e por falta de recursos e redirecionamento, o Observatório estava arquivado, mas a partir de algumas conversas com as SEDES, a gente foi provocado a apresentar uma proposta para a retomada da execução do projeto. Na reunião de hoje saímos com algumas definições, como o tempo e recorte que a gente quer para analisarmos os dados, acertando também quais são os recursos financeiros que nós temos para realizar esse trabalho, definindo alguns aspectos da metodologia da pesquisa”, afirma Deilson.
Para o secretário da sedes, Valmir Privado, é de extrema necessidade resgatar as atividades do Projeto Observatório Criança, uma vez que a coleta de dados vai favorecer as instituições governamentais na realização de políticas públicas para crianças e adolescentes. “São quase 15 anos sem uma coleta de dados completa e precisamos atualizar essas estatísticas. Conversamos e alinhamos várias pautas, assim vamos trabalhar uma proposta completa e detalhada para repassarmos para o nosso secretário”, pontuou o secretário.
Observatório Criança
O Projeto Observatório Criança é uma iniciativa das ONGs estaduais no Brasil focada no monitoramento e promoção dos direitos de crianças e adolescentes, reunindo e analisando dados sobre a situação infantojuvenil em diversas regiões. Seu objetivo é identificar problemas, elaborar propostas de políticas públicas e conscientizar sobre a importância desses direitos. Os observatórios coletam informações sobre educação, saúde, segurança e bem-estar dos jovens, realizando pesquisas e acompanhando indicadores sociais, além de colaborar com outras instituições para melhorar a qualidade de vida.
O projeto também visa fortalecer a participação da sociedade civil e das comunidades na defesa dos direitos infantojuvenis, promovendo ações de advocacy e engajamento comunitário. O último Observatório Criança foi lançado pelo CDMP no ano de 2015.