Representantes do Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente Padre Marcos Passerini – CDMP, estiveram reunidos nesta quarta-feira,11, com representatividades do Fundação Justiça e Paz se Abraçarão (JPA) e a Plan Internacional para discutirem sobre a participação e o protagonismo infantojuvenil em espaços do Fórum dos Direitos da Criança e do Adolescente do Maranhão (Fórum DCA-MA). Essa foi a primeira reunião do grupo de trabalho de Participação Juvenil e Formação do Fórum DCA-MA, e aconteceu na sede do CDMP, em São Luís, Maranhão.
O principal objetivo da reunião foi debater, refletir e sugerir propostas de atividades de formação sobre o tema da participação de crianças e adolescentes, tal como fortalecer o grupo de trabalho (GT) do Fórum DCA, sobre essa temática e outras. Ficou definido a realização de uma oficina que acontecerá no dia 19 de outubro envolvendo representantes das organizações filiadas ao Fórum e adolescentes, sendo discutidas ainda, questões sobre metodologia, local e logística para realização do evento formativo.
O coordenador geral do CDMP, Deilson Botão, explicou que o grupo de trabalho do Fórum DCA foi criado com o objetivo de retomar a participação ativa de crianças e adolescentes no espaço do Fórum, inclusive reativando o Comitê Juvenil, que já foi referência nacional. Segundo ele, o GT também busca promover a formação de representantes das organizações da sociedade civil, abordando temas como controle social e a participação em conselhos. “Queremos que as organizações entendam a importância disso e se sintam motivadas a desencadear dentro de suas estruturas esse processo de participação de crianças e adolescentes”, reforçou Botão.
GT Participação Juvenil e Formação do Fórum DCA
O Grupo de Trabalho (GT) de Participação Juvenil e Formação do Fórum dos Direitos da Criança e do Adolescente (DCA) foi criado com o objetivo de revitalizar a participação de crianças e adolescentes no Fórum, incluindo a reestruturação do Comitê Juvenil. O GT também se dedica à formação dos representantes das organizações da sociedade civil que integram o Fórum, buscando não apenas recuperar a voz ativa dos jovens, mas também fortalecer as capacidades das organizações envolvidas no Fórum DCA.