Arte Solidária

Artistas maranhenses dedicam obras sobre o ECA.

Vendas ajudarão o Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente Padre Marcos Passerini.

Fotografias, ilustrações, pinturas, cartuns, caricatura… É com estas e outras modalidades de intervenção estética que artistas maranhenses retratam os direitos da infância e adolescência na I Mostra Arte Solidária. Depois de um mês na Galeria do SESC, os trabalhos de 30X40cm estão em cartaz na Galeria Maggiorasca, até o dia 20 de setembro, e terá abertura nesta quinta-feira, 4. A visitação é diária, das 16h às 23 horas. Depois, a exposição segue para a sede da Procuradoria Geral de Justiça.

Participam da mostra os ilustradores Beto Nicácio, Paulo Ribeiro, Carlos Sales, Helton Luís e Salomão Junior, os artistas plásticos, Ana Borges, Raimunda Fortes, Donato Fonseca, Maciel, Régis, Paulo César, Adrianna Karlem e João Carlos, os fotógrafos Edgar Rocha, Márcio Vasconcelos, Geraldo Iensen e Wilson Marques, o artista gráfico Iramir Araújo o cartunista Cabalau e o caricaturista Jonilson Bruzaca.

Para a artista plástica Adrianna Karlem, a participação nesse projeto é importante tanto porque está voltada para a melhoria de vida de crianças e adolescentes como pela satisfação de utilizar a arte em benefício das pessoas que precisam. “Sempre participo de ações dessa natureza, como o Natal Sem Fome, por exemplo. Quando fui convidada não pensei duas vezes”, lembra Adrianna.

Solidariedade

A mostra faz parte do Projeto Arte Solidária, cuja proposta é “trazer interpretação artística dos direitos ao desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social expressos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), além de marcar os 17 anos do Centro de Defesa”, comenta Nelma Pereira. A proposta é a realização de uma nova mostra a cada ano, contemplando, inclusive trabalhos de outros artistas.

As pessoas e empresas interessadas em adquirir as obras e colaborar com as ações do Centro podem conhecer alguns trabalhos no blog http://www.arte-solidaria.blogspot.com. A arrecadação com as vendas subsidiará as atividades desenvolvidas pela instituição. “Gentilmente, os artistas participantes doaram suas obras e os respectivos direitos de imagem das mesmas ao Centro de Defesa”, explicou Nelma.

Serviço

Exposição: I Mostra Arte Solidária (Itinerância 2)
Local: Galeria Maggiorasca (Av. Litorânea, 11, Calhau)
Abertura: nesta quinta-feira, 4, às 19h30
Período de visitação: Até 20 de setembro, das 16h às 23 horas
Contato: (98) 3216-3830 ou 3231-1445 (Socorro Boaes)

Exposição: I Mostra Arte Solidária (Itinerância 3)
Local: Galeria do Procuradoria Geral de Justiça (Sede: Rua Oswaldo Cruz, 1396, Centro. São Luís-MA)
Período de visitação: 29/09 a 10/10, das 8h às 14 horas
Contato: (98) 3219.1600

Mais informações: http://www.arte-solidaria.blogspot.com

Informações e agenda de entrevistas:

  • Iramir Araújo ou Beto Nicácio – falecomadupla@gmail.com / (98) 3227-7688
  • Joselma Gonçalves: 3231-1445 – centromarcospasserini@hotmail.com
  • Assessoria de Comunicação do CDMP: Andréia Barbosa – (98) 8817-8300 / 3231-1445

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *