O que é o CDMP?

O Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente Padre Marcos Passerini é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, voltada para a proteção da criança e do adolescente, em todas as suas formas, bem como a defesa contra toda espécie de violência, sobretudo a violência institucional. Desta forma presta assessoria sócio-jurídica e pedagógica para defesa de direitos e cidadania de crianças e adolescentes; assessora Conselhos de Direitos e Tutelares; intervém para o enfrentamento da violência sexual e doméstica; promove sensibilização e formação na temática dos direitos de crianças e adolescentes; atua na prevenção e combate ao trabalho infantil; efetua o monitoramento da política socioeducativa; e propõe políticas públicas.

O Centro de Defesa Marcos Passerini é legalmente respaldo pelo Artigo 87, V, do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que estabelece a proteção jurídico-social como um ato a ser feito também por entidade de defesa de direitos. Resumidamente, o Centro de Defesa não é um escritório de advocacia e suas ações não se restringem meramente a ações judiciais. O Centro de Defesa exerce um papel formativo, informativo, controlador e provocador de políticas públicas, buscando exigir que o Estado cumpra o seu papel e ajudando a sociedade civil a compreender melhor as questões da infância e da adolescência.
Uma equipe composta por pessoas de várias áreas de atuação profissional é a responsável pela realização dos projetos que executa o Centro de Defesa Marcos Passerini ou simplesmente Centro de Defesa – nomes com os quais é mais conhecido.

Além disso, o CDMP mantém o Núcleo de Referência da Criança e do Adolescente, que abriga uma biblioteca setorial na área da infância e juventude. Reconhecida como uma experiência inovadora, esta biblioteca é um rico instrumento de democratização do acesso à cultura, pois o seu acervo é consultado freqüentemente por estudantes, professores, pesquisadores e pela população em geral.

Comments are closed.