PPCAAM-MA se reúne com representantes do Governo Federal

A equipe de monitoramento e avaliação da Coordenação Nacional do Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte – PPCAAM, vinculada à Secretaria Nacional de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente do Ministério da Mulher da Família e dos Direitos Humanos, esteve em São Luís, no período de 30 de novembro e 01 de dezembro.

O monitoramento faz parte do cronograma de trabalho da equipe nacional e aconteceu em dois momentos. No primeiro, houve reunião com a equipe do Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do adolescente Pe. Marcos Passerini – CDMP, organização da sociedade civil responsável pela execução do Programa no estado do Maranhão. O encontro aconteceu na quarta-feira, 30 de novembro, na sede do CDMP e contou com a participação da equipe profissional do Centro de Defesa, com os sócio colaboradores e o conselho de associados.

O momento final da avaliação foi restrito apenas para a equipe do PPCAAM e para o coordenador do Programa no Maranhão, Deilson Botão, o resultado foi significativo, haja vista que o PPCAAM segue em o seu terceiro ano de execução cumprindo as exigências que cabem ao programa. Segundo Deilson, o monitoramento foi importante para refletir sobre os desafios na execução do PPCAAM, identificar os gargalos, e ainda exaltar os resultados e impactos positivos na vida daqueles e daquelas que necessitam do programa. “Com o monitoramento pudemos avaliar os nossos níveis de articulação, nossa capacidade técnica institucional em executar um programa tão complexo e tão desafiador. Esse momento foi muito importante, pois conseguimos fazer uma autoavaliação e cumprimos o Programa conforme todos os princípios estabelecidos no decreto Federal, que institui o PPCAAM”, afirma Deilson Botão.

Para a psicóloga da Equipe de Monitoramento da coordenação nacional do PPCAAM, Carolina Fernandes, acompanhar in loco os atores que executam o Programa é a melhor forma de avaliar as demandas e resolver os possíveis problemas postos no cenário estadual. “A partir do diálogos com os atores vamos produzir um relatório com essas impressões iniciais e com algumas recomendações também que vão ser acompanhadas posteriormente. O propósito do monitoramento é esse, propomos um acompanhamento técnico do programa, a fim de medir os impactos das ações e os seus principais entraves e conseguir propor medidas facilitadoras”, afirma a psicóloga Carolina Fernandes.

O PPCAAM é financiado pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, tendo a contrapartida do Governo Estadual, que repassa os recursos para o programa, sendo ele executado pelo CDMP. O termo de colaboração para implementação do PPCAAM foi firmado entre o Governo do Estado e o CDMP no ano de 2017 e renovado em 2020, e desde então o Programa vem sendo implementado no Maranhão.

Monitoramento com equipe do PPCAAM Nacional

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *