CDMP lança Observatório Criança

DSC02968Na última quinta-feira, dia 05, O Centro de Criatividade Odylo Costa Filho foi cenário para o diálogo entre especialistas da área da infância e juventude e sociedade civil, tendo como pauta em destaque os direitos da criança e do adolescente. Isso porque, na data foi lançado o V volume da Pesquisa Observatório Criança.

Com os dados mais atuais das políticas públicas voltadas para crianças e o adolescentes do Maranhão, tais como: Assistência Social; Educação; Saúde; Violência contra Crianças e Adolescentes e Justiça Restaurativa, o Observatório Criança chega a sua 5º edição e reforça o debate sobre os indicadores sociais da infância no Maranhão, que infelizmente apresentam resultados negativos. Na esfera educacional, por exemplo, a pesquisa aponta que em 2010, apenas 58 dos 217 municípios maranhenses tinham escolas de Ensino Médio, classificando o estado como um dos piores indicadores de escolaridade do país.

A coordenadora da pesquisa, professora Doutora Cândida Costa, juntamente com os pesquisadores que contribuíram para a construção do Observatório, esteve presente na cerimônia de lançamento do livro. Para ela a pesquisa será de grande utilidade para a sociedade. “O Observatório revela o conjunto de informação e a análise do pesquisador permite ao leitor uma visão ampla da situação de crianças e adolescentes do Maranhão”. Afirma a professora.

O Observatório Criança é uma realização do Centro de Defesa Pe. Marcos Passerini (CDMP), com apoio financeiro do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente. A coordenadora do CDMP, Maria Ribeiro diz que o grande gargalo na área da infância se dá pelas faltas de políticas publicas especificas para essa esfera social.

“A não priorização dos gestores públicos para essa questão social contribui de forma significava para ausência dos serviços básicos para os jovens. As políticas públicas para crianças e adolescentes são escassas e fragmentadas, e isso contribui para que os dados nessa área se tornem negativos”. Conta a coordenadora do CDMP Maria Ribeiro.

As informações do Observatório foram apuradas em todo Maranhão entre os anos de 2006 a 2010, os livros serão encaminhados a repartições publicas da esfera municipal e estadual e a edição completa do volume V do Observatório Criança, vai estar disponível no site do Centro de Defesa Pe. Marcos Passerine.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *